5 estratégias básicas para vender pelo Instagram

Para quem deseja ter sucesso com lojas virtuais ou físicas, saiba que trabalhar com o Instagram já tornou-se um dos requisitos básicos. A plataforma já possui 1 bilhão de usuários no mundo e os brasileiros são o segundo maior público da rede social. 

Mais que interagir com perfis pessoais, 52% das pessoas usam a rede para descobrir produtos ou serviços, conforme pesquisa da Opinion Box. Além de seguir o perfil, 47% dos usuários interagem com o perfil comercial, curtindo e comentando os seus posts e vídeos. Isso mostra que o consumidor mudou e deseja se aproximar mais da marca, através da interação nas redes sociais. 

O crescimento do marketing de influência foi um dos pontos cruciais para a transformação do comportamento do cliente. As redes sociais criaram cenários ideais para o fortalecimento dos formadores de opinião que também passaram a traçar padrões de comportamento e consumo. 

Assim, as pessoas criam afinidade com o estilo de vida do influencer  que valida a qualidade do produto ou serviço. Isso força as marcas a construírem um diálogo mais direto com público e mostrar porque querem continuar no mercado.

Tendo em vista tudo isso, o Instagram representa uma ponte valiosa dentro das estratégias do marketing digital para vendas online

Mas, antes de qualquer ação, a empresa precisa elaborar um plano de marketing para entender a fundo seu público-alvo, com criação de uma persona (vamos abordar o assunto com mais detalhes em outro artigo), e quais os objetivos e metas deseja alcançar com as ações.

Agora que você já entendeu a importância de criar um Instagram para seu e-commerce, veja abaixo as 5 estratégias básicas para tornar seu perfil atrativo:

  1. Crie uma conta comercial
  • A conta comercial mostra o alcance e engajamento de cada publicação
  • São geradas métricas com detalhes relevantes sobre o público que acessa seu perfil
  • A conta permite a criação de anúncios e loja no Instagram Shopping

Cada rede social possui o formato de conta comercial com funcionalidades voltadas para o mundo corporativo e o Instagram se comporta da mesma forma.

Com a conta comercial, o usuário terá acesso às métricas geradas em cada conteúdo que postar. A marca poderá ver o alcance e engajamento das publicações, além do perfil detalhado dos seus seguidores, com informações sobre gênero, idade, localização, horário e dia que mais acessam.

Com os dados em mãos, é possível traçar estratégias importantes para garantir resultados efetivos com o trabalho na rede social. Uma loja de roupas, por exemplo, que vende peças para o público infantil deve acompanhar se o público que está atingindo são mulheres dentro de uma faixa etária entre 25 e 45 anos. Com as métricas é possível ajustar a estratégia, caso seja necessário.

Outras vantagens ao criar uma conta comercial no Instagram são as possibilidades de criar anúncios e o loja no Instagram Shopping. O assunto será abordado com mais detalhes a seguir.

Para começar a usar na rede, coloque sua logomarca ou uma foto atrativa no perfil e informações básicas na Bio do Instagram, como contatos, site e endereço físico, caso haja.

  1. Publique conteúdos relevantes

Não basta apenas criar conteúdos para post, mas eles precisam ser relevantes. No entanto, como saber o que postar? Veja algumas dicas:

  • O conteúdo deve ir além do objetivo direto que é vender!
  • Mostre processos de produção, caso seja produto, e quais materiais utiliza para fazê-lo;
  • O que deseja transmitir ao vender este produto? Se for roupa, talvez seja estilo, conforto. Mostre isso através das publicações! Se for um produto como cosméticos naturais, fale sobre conscientização socioambiental e assuntos relacionados;
  • Mostre o espaço onde trabalha com vídeos curtos;
  • Uma dúvida que pode surgir é sobre a frequência de publicações. A dica é: foque na qualidade do conteúdo e não na quantidade.

Outro detalhe é explorar as ferramentas disponíveis no Instagram que dinamizam a interação com quem consome o conteúdo. Veja a seguir!

  1. Use Storie, Reels e Vídeos

A melhor forma de aprender a usar as ferramentas de Storie, Reels e Vídeos é ‘futicando’ mesmo. Entre em cada uma delas e veja quais opções elas oferecem. Mesmo sabendo que para cada caso é um caso, entenda o básico abaixo:

  • O Storie é voltado para postagens mais pontuais, já que ficam visíveis apenas 24 horas. Ali você consegue interagir com seus seguidores com enquetes, perguntas, questionários com quatro opções de resposta, GIFs, figurinha, Lives, postagem de vídeos curtos e fotos;
  • O Reels foi criado para bater de frente com os vídeos curtos do Tik Tok. Eles devem ser bem objetivos para mostrar um processo de confecção de um bolo, por exemplo. Ele oferece opção de 15 ou 30 segundos.
  • Já o IGTV, que agora aparece como opção Vídeos, é destinado a postagem de vídeos mais longos;
  • No espaço conhecido como Feed, onde aparecem as fotos e vídeos em grade, o indicado é trabalhar conteúdos mais elaborados com fotos atrativas. Lembrando que os Vídeos e Reels também podem entrar na grade do Feed.
  1. Interação com seguidores

Não adianta em nada criar conteúdos interessantes e deixar os seguidores sem resposta. Crie o hábito de verificar todos os dias as mensagens enviadas por direct – caixa de mensagens do Instagram, e responder comentários. Isso ajuda sua página ficar mais engajada e aparecer para outras pessoas.

Caso tenha criado uma postagem no Storie com interação, como uma pergunta, não deixe de postar as respostas. Isso mostra que você quer dialogar com seu público. Poste feedbacks de clientes satisfeitos! Isso credibiliza seu produto ou serviço.

  1. Invista nos anúncios e Instagram Shopping

O Instagram oferece a opção de criar anúncios. A conta será vinculada a sua fanpage no Facebook, onde é possível acessar o Facebook Ads. Ali você cria campanhas de anúncio pago para impulsionar publicações.

A vantagem do anúncio são os botões de ação que ele permite. Caso queira direcionar seu seguidor para o site, é possível anunciar uma imagem com botão de link externo para o site. Isso é uma vantagem, já que não é possível colocar link no texto dos posts e o Storie só libera redirecionamento para sites depois que o perfil atinge 10 mil seguidores. 

Por fim, a marca também pode usar a mais nova opção dessa rede social, que é o Instagram Shopping. Ali a vitrine online fica completa! Você acessa o produto com os respectivos preços e botão para efetuar a compra.

Agora que já te passamos todas as dicas básicas para tornar o Instagram uma ferramenta estratégica para suas vendas online, crie sua conta comercial e mãos à obra!

Leia mais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.