5 ferramentas digitais úteis para organizar sua rotina

O cotidiano corrido tem deixado para trás as agendas e blocos de papel. Os post-its podem dar lugar as ferramentas digitais úteis para a organização da rotina. A maioria deles já vem com versão adaptada para dispositivos móveis, o que permite você carregar sua lista de tarefas virtual para todos os lados. Assim, fica mais difícil perder aquele lembrete com os itens para comprar no mercado ou com as atividades essenciais em um dia atribulado no trabalho.

Os aplicativos responsáveis por facilitar a vida estão cada vez mais elaborados. Alguns são desenvolvidos com versões gratuitas e pagas, outros estão restritos só para web ou dispositivos específicos. Aqui foram selecionados cinco opções gratuitas para organizar as tarefas no trabalho e em casa.

Antes de partir para os aplicativos mais elaborados, uma dica importante para quem quer aposentar os calendários de farmácia e mercado, distribuídos no final do ano, é adotar o Google Agenda. Ele oferece diversos recursos simples para auxiliar na gestão dos compromissos. Ao acessar o app de qualquer celular ou computador, você organiza suas atividades por etiqueta, com acesso a vários calendários, lembretes, notificações, com a facilidade de ter os dados sincronizados em uma mesma conta de e-mail do Google.

Agora, veja a seguir outros cinco serviços digitais:

Para a gestão da lista de tarefas, o Google oferece aos seus clientes as versões do Google Tasks e o Google Keep. Os dois estão integrados ao Gmail do usuário com acesso pela barra lateral fixa da conta. Todas as informações são sincronizadas para o acesso tanto por smartphone, quanto em desktop. Entenda quais as funcionalidades de cada um abaixo:

1- O Google Keep (Notas e Listas) é uma ferramenta para arquivar lembretes e novas ideias com o auxílio de notas, listas e fotos. O usuário pode gravar a anotação por voz que é transcrita pelo app ou tirar fotos e organizá-las no espaço virtual. Todas as informações podem ser compartilhadas com outras pessoas, o que facilita na hora de fazer compra conjunta ou realizar um evento em grupo.

2- Já o Google Tasks (Tarefas) pretende bater de frente com o dispositivo Remember The Milk com interface simples e funcional. As tarefas são organizadas em listas que podem ser editadas e salvas de qualquer lugar. O serviço também está integrado com o Gmail e o Google Agenda. O usuário pode adicionar detalhes das ações com subtarefas, definir data de conclusão da atividade e receber as notificações com lembretes dos prazos.

3- Para não esquecer nenhum item da sua lista de compras foi criado o clássico Remember the Milk. O dispositivo lembra você das suas tarefas. Basta criar as anotações que precisa lembrar com uma data que o dispositivo envia notificações por e-mail, Skype, Google Hangouts e até pelo Twitter, se preferir. As listas também podem ser compartilhadas com amigos e colegas de trabalho. Ao criá-la, você pode determinar o grau de prioridade, data limite, subtarefas e notas.

Ele está disponível para web, iOS e Android. A desvantagem é que o serviço limita a sincronização na versão free.

4- Muito usado no mundo corporativo, o Trello é o queridinho das empresas por usar o modelo de kanban para organizar as tarefas. A metodologia cria etapas de produção através de colunas na vertical. As ações são descritas em cards que se movimentam conforme o trabalho é executado até ser concluído.

No Trello, em vez de colar post-its com as notas, o usuário pode arrastar os cartões pelas colunas. A ferramenta ainda possibilita inserir imagens e documentos nos cards, e, caso esteja no projeto com mais pessoas, é possível compartilhar o arquivo com o grupo.

O serviço está disponível via web, Android e iOS.

5- Quem já teve a experiência desagradável de perder um texto por esquecer de salvá-lo no Word precisa conhecer o OneNote. O serviço lembra a funcionalidade básica do bloco de notas só que muito mais rebuscada e permite a integração de várias mídias. Ele salva todo o texto digitado automaticamente em janelas de documento quase ilimitadas. A sua interface lembra um fichário, já que salva os dados organizados em sessões dentro de blocos de anotações. Diferente das ferramentas de texto, que têm como objetivo a publicação do conteúdo, o OneNote é direcionado para a coleta, organização e compartilhamento de dados em texto e multimídia.

Nos tablets, a ferramenta funciona com o recurso de caneta ativado, assim o usuário pode tomar notas de caneta, áudio ou vídeo. Para facilitar a realização dos trabalhos em grupo, ele oferece capacidade de multiusuário, o que permite edições do mesmo arquivo por mais de uma pessoa mesmo offline. Os arquivos alterados são sincronizados e mesclados quando houver conexão de internet.

O OneNote já vem instalado em muitos computadores com sistema operacional Windows. Também podem ser baixados como aplicativos em dispositivos iOS e Android.

Gostou das ferramentas digitais selecionadas para organização da rotina? Todas possuem funções úteis para dinamizar o trabalho em equipe ou individual ao criar lista de tarefas com notas detalhadas, integradas com calendário e aplicativos complementares, envio de notificações e uso de multimídias nas anotações. Todos com sincronização dos dados nas plataformas web e móveis, o que possibilita o acesso às informações mesmo quando o usuário está em trânsito.

2 respostas para “5 ferramentas digitais úteis para organizar sua rotina”

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