5 plataformas online gratuitas para ajudar no trabalho remoto

Quando é preciso resolver alguma pendência rápida no trabalho e você está longe do computador, seja em casa ou no escritório, os smarthphones tornam-se aliados preciosos. Conectados à internet, os celulares ajudam a agilizar as tarefas diárias, seja através dos aplicativos ou das plataformas online voltadas para a rotina das empresas e trabalhadores autônomos.

Além disso, mesmo com retorno gradativo das atividades presenciais, muitas pessoas que se adaptaram ao trabalho remoto darão continuidade ao novo modelo. Ainda mais agora que funções mais burocráticas ganharam opções flexíveis, como, por exemplo, a assinatura de contratos e documentos oficiais que podem ser feitos a distância.

Confira logo abaixo cinco opções úteis de aplicativos e plataformas digitais que podem ajudá-lo a trabalhar de casa.

– Leia também o artigo 5 ferramentas digitais úteis para organizar sua rotina

Lista de aplicativos para o trabalho remoto

Para quem trabalha com ensino ou gestão de equipes, um dos grandes desafios durante a pandemia foi adaptar as aulas ou reuniões mais técnicas para o modelo remoto. Com os aplicativos que possibilitam a gravação da tela do celular ou do desktop, os instrutores podem explicar e usar o dispositivo como um quadro multimídia.

Veja abaixo as duas plataformas disponíveis nas versões para desktop e celular:

1) – Loom

O Loom permite gravar a tela do computador sem precisar instalar softwares adicionais. Com um clique, o usuário poderá capturar só a tela, a tela e a webcam, ou apenas a câmera do computador.

A versão gratuita limita a gravação de até 25 vídeos. Já o modelo pago oferece capturas de tela ilimitadas e o custo mensal é de U$ 8.

2) – Screencam

Caso não se familiarize com o Loom, outra opção para gravar os tutoriais a distância é o ScreenCam. Ele também não precisa de outros puglins para gravar a tela e funciona nos smartphones com sincronização da gravação de áudio e tela.

Pelo app, o usuário pode escolher diferentes resoluções, quadros por segundo e taxa de bits para garantir qualidade e tamanho do vídeo. Outro ponto positivo do Screencam é que ele é, totalmente, gratuito e não possui anúncios.

3) – Clicksign

A assinatura de documento é uma dor de cabeça a mais para os escritórios, ainda mais neste momento de pandemia que a recomendação é manter o distanciamento social. Devido ao momento atípico, a validade deste tipo de assinatura foi garantida pela Medida Provisória 2.200-2, assim diversas ferramentas online foram lançadas para viabilizar os trabalhos a distância.

O Clicksign é uma das ferramentas que oferece serviço para gestão de assinatura de contratos e outros documentos com validade jurídica. O usuário pode fazer upload do arquivo, enviar para ser assinado por WhatsApp, SMS ou e-mail em qualquer dispositivo com acesso à internet.

A plataforma não oferece versão de aplicativo, mas pode ser acessada por dispositivo móvel através do site. Para garantir a validade, ele possui três tipos de autenticação: o código de 6 dígitos enviados para o signatário (Token), autenticação por selfie e assinatura manuscrita.

Para quem não precisa realizar muitas assinaturas, o Plano Nano disponibiliza três documentos gratuitos, por mês. A ferramenta oferece também opções de pacote mensal, de R$ 39, para até 15 assinaturas ou ilimitado por R$ 149.

4) – CamScanner

Com esse aplicativo você poderá dizer adeus à papelada. O CamScanner transforma qualquer celular em um scanner portátil. Através dele é possível digitalizar, salvar e compartilhar documentos nos formatos PDF, JPG, Word ou TXT.

O celular vira um escritório remoto que facilita a vida, principalmente, de profissionais liberais, como: contadores, corretores, gerentes ou advogados.

Além de digitalizar os recibos, contratos, notas de papel e papéis de fax, o app também pode ser usado para converter arquivos em PDF.

Os serviços de digitalização são gratuitos, mas caso a pessoa queira mais funções dentro do aplicativo, é possível contratar pacotes semanais, mensais, trimestrais e anuais.

5) – WeTransfer

Em artigo anterior, foram listados as melhores ferramentas para armazenamento em nuvem. Através deles também é possível transferir arquivos pesados, mas, caso queira uma plataforma simples apenas para compactar e enviar fotografias ou documentos grandes pela internet, você pode usar o WeTransfer.

Ele permite enviar arquivos de até 2 GB de forma gratuita por e-mail ou link e possui versões para celular Android e iOS. A vantagem de usá-lo é que não exige a criação de conta ou inserção de dados pessoais. Basta digitar o seu e-mail, fazer upload dos arquivos e informar o e-mail de quem vai receber a mensagem. Você também pode enviar apenas o link com os documentos agrupados em um arquivo ZIP, que expira em uma semana.

Na versão paga, o assinante pode enviar até 20 GB em arquivos, determinar quando o documento vai expirar, protegê-los com senha e armazenar até 1 TB em uma pasta personalizada no servidor do WeTransfer.

Agora, com essas novas dicas fica mais fácil concluir as tarefas da semana de forma remota. Basta ter um notebook, celular ou tablet com acesso à internet para trabalhar em casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.